Anita D’Ambrosio // Grounding

5 MINUTOS DE IMERSÃO NOS 5 SENTIDOS
A premissa básica deste exercício é que ao focares-te em todos e cada um dos seus sentidos, podes viver mais o momento presente, estar mais enraizado (Grounding), colocando um fim à ansiedade e ao stress.

Esta Técnica de Mndfulness curta e simples, acalma a respiração e abranda a pulsação, o que ajuda a deixar o teu corpo a sentir que não há nada a temer. Qualquer pessoa pode arranjar tempo para este exercício, pois dura apenas cinco minutos.

Tudo o que precisas é de um espaço silencioso onde possas ficar sozinho por cinco minutos. Senta-te direito, coloca as mãos em cima das coxas e assegura-te que estás confortável. Em seguida, respira lenta e profundamente e segue a Técnica 5-4-3-2-1.

TÉCNICA 5-4-3-2-1
Existem 5 etapas a serem seguidas para se progredir no sentido de encontrar uma redução e / ou alívio dos sintomas de ansiedade. Iniciar estas 5 etapas pode não ser magia da noite para o dia, mas pode ajudar significativamente a reduzir os sintomas de ansiedade, traumas e outras
emoções ou pensamentos indesejados. Com qualquer tipo de trauma, emoção ou pensamento que precise de ser enfrentado, é sempre importante lembrar da respiração! Como no ioga, a respiração lenta, profunda e longa pode ajudar a manter uma sensação de calma ou ajudar a retornar a um estado mais calmo. Começa com uma respiração profunda como introdução.

Inspira por 5 segundos, segura a respiração por 5 segundos e expira por 5 segundos. Continua este padrão até os teus pensamentos começarem a diminuir ou até que seja necessário. Sugiro pelo menos 5 repetições desta técnica de respiração, mas é claro que mais é permitido e incentivado. Depois de conseguires recuperar o fôlego, analisa as repetições que te ajudam a concentrares-te no momento presente através de fatores externos:

5: Identifica CINCO coisas que vês ao teu redor. Talvez seja um pássaro, talvez seja um lápis, talvez seja um pormenor no teto, seja ele grande ou pequeno, identifica 5 coisas que vês.

4: Identifica QUATRO coisas que podes tocar à tua volta. Pode ser por exemplo o teu cabelo, mãos, chão, relva, almofada, etc., o que quer que seja, identifica as 4 coisas que podes sentir.

3: Identifica TRÊS coisas que ouves. Estas 3 coisas precisam de ser externas, não te concentres nos teus pensamentos. Talvez possas ouvir um relógio, um carro, um parque para cães, ou talvez ouças a tua barriga roncando, ruídos internos que fazem sons externos também servem, o que for audível no momento é o que identificas.

2: Identifica DUAS coisas que podes cheirar: Este exercício pode ser difícil se não estiveres num ambiente estimulante, se não conseguires cheirar algo automaticamente, anda durante algum tempo até encontrares um cheiro. Talvez andes até à casa de banho para sentires o cheiro do sabonete ou até à rua para sentires o cheiro de qualquer coisa na natureza, ou pode mesmo ser tão simples como te inclinares e cheirares uma almofada do teu sofá, ou um lápis. Seja o que for, absorve os cheiros ao teu redor.

1: Identifica UMA coisa que podes provar. O que tens no interior da boca, água ou a tua refeição do almoço? Concentra-te na tua boca como o último passo e absorve o que podes provar.

Estes cinco passos são uma forma de te focares no PRESENTE! Tira-te da tua cabeça e ajuda a parar os teus pensamentos. Na Terapia Comportamental Cognitiva acredita-se que os nossos pensamentos estão diretamente ligados à forma como nos sentimos e embora sintamos que perdemos o controlo de nossos processos de pensamento, temos ferramentas que nos podem ajudar a recuperar o sentido de controlo e levar a padrões de pensamento mais saudáveis. Em momentos de ansiedade ou de traumas que são desencadeados, é importante manter o foco no presente para ajudar a encontrar alívio dos sintomas.

Espero que esta técnica te ajude ou alguém que conheces a permanecer presente, permanecer firme e a manter-se saudável.

#vidamacro #vidamacrotv #grounding #respiração #mindfulness #agora #sentir

Vida Macro

Um canal de divulgação de pessoas, teorias e práticas que promovem a longevidade, o bem estar e a felicidade. Desde regimes alimentares a práticas potenciadoras de longevidade, passando por aquelas que ajudam a reequilibrar.

Deixe uma resposta